30 de nov. de 2009

Dia da Símdrome de Down e comenorado em todo o mundo

Olá!!! O texto fala sobre o Dia Internacional da Símdrome de Down. Tenha uma boa leitura e aproventem o Blog.
"23/03/2009
No último sábado, 21 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi proposta pela Down Syndrome International como o dia 21 de março porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, responsável pela alteração genética. A primeira celebração foi em 2006.
Segundo dados estatísticos do IBGE, de 2000, o Brasil possui 300 mil pessoas com Síndrome de Down. Essa é uma ocorrência genética natural, que no País acontece uma vez a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Ainda não se conhece o motivo que faz com que, durante a gestação, o embrião desenvolva 47 cromossomos, ao invés de 46.
As pessoas portadoras da Síndrome apresentam retardo mental, que variam em grau, de leve a moderado, e alguns problemas clínicos associados. Existem três tipos de Síndrome de Down: a trissomia livre, que acontece em 92% dos casos, quando a constituição genética destes indivíduos é caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra em cada uma das suas células; o mosaicismo, presente de 2 a 4%dos casos, onde o cromossomo 21 extra não está presente em todas as células do indivíduo e a translocação, que soma 3 a 4% dos casos, quando o material genético sobressalente pode estar associado à herança genética e é muito raro. Neste último caso, todas as células têm 46 cromossomos, mas parte do material de um cromossomo 21 adere ou transloca para algum outro cromossomo".
Fontes: A Bengala Lega, UOL